quinta-feira, 21 de junho de 2012

A Primeira Noite de um Homem [1967]


(de Mike Nichols, EUA, 1967) Com Dustin Hoffman, Anne Bancroft, Katharine Ross, William Daniels, Murray Hamilton. Cotação: ****

Pouca gente sabe, mas “A Primeira Noite de Um Homem” foi o primeiro filme a lidar com os questionamentos dos jovens graduados pela ótica dos próprios, sem uma visão mais “adulta”. Não desconsidero o fato de que o graduado do filme em questão está completamente fora da nossa realidade, onde poucos jovens têm a oportunidade de concluir uma faculdade e pensar em como vão começar sua vida trabalhista a partir de então, mas antes disso, ganha um carro do pai logo de cara. Mas isso pouco importa. O filme casa muito bem com os filhinhos de papai americanos que eram ainda mais estimados na década de 60. 

Baseado no livro de Charles Webb, o filme traduz, de maneira poética, os anseios vividos por Ben Braddock (Dustin Hoffman, de “Tootsie”), rapaz que, prestes a completar 21 anos,  acaba de voltar para a casa dos pais com um diploma universitário debaixo do braço.Numa festa de recepção dada pelos seus pais, é atraído pela madura Mrs. Robinson (Anne Bancroft, de “O Milagre de Anne Sullivan”), mulher do sócio de seu pai. Apesar de sua relutância, ele perde a virgindade com a coroa dias depois, mesmo sentindo-se culpado por isso. A situação fica ainda mais complicada com a chegada de Elaine (Katharine Ross, de “Butch Cassidy”), filha de Miss Robinson, que se mostra interessada por Ben.

O triângulo amoroso formado entre Ben, Mrs. Robinson e sua filha, pode até ser o grande mote central de “A Primeira Noite de Um Homem”, mas até mesmo esse título original já apregoa que as melhores partes do filme dizem respeito às cenas entre o desajeitado garoto, tentando resistir aos encantos da predadora Mrs. Robinson. Imaginem o falatório que a obra deve ter causado na época de seu lançamento, já que existe até uma polêmica (para os moldes da época) cena de nudez de Anne Bancroft (1931–2005), arrasando num papel que quase foi de Jeanne Moreau. Brancoft, diga-se de passagem, nunca esteve tão sensual. 

Sendo um dos filmes mais bem desenvolvidos do sempre interessante Mike Nichols (o meu preferido da filmografia dele continua sendo “Closer – Perto Demais”), “A Primeira Noite de Um Homem” rendeu para ele um digno Oscar de Melhor Diretor, mas o filme acabou perdendo o prêmio principal para "No Calor da Noite". Teve algumas outras indicações, inclusive uma de Atriz Coadjuvante para Katherine Ross, que praticamente sumiria da face da terra anos mais tarde. E não posso deixar de elogiar, acima de qualquer coisa, a trilha sonora regada a Simon & Garfunkel, com canções de rock-folk como Sounds of Silence e Mrs. Robinson, lindos exemplos que marcaram época. E nossa memória também. 

2 comentários:

  1. Adoro "A primeira Noite de um Homem". Filme que definitivamente foi um marco na história do cinema americano dos anos 60... Hoffman, e especialmente minha querida Bancroft - uma atriz de grande peso que cedo dedicou-se a papéis de caráter... maravilhosa - estao incrívelmente "palpáveis" no filme. Sim, fazedo papéis de carne e osso... e Ross - o que aconteceu com Ross???? Onde está???? A última vez que a vi foi em "The ship of the Damned" ao lado de Oskar Werner, Faye Dunaway e muitas outras estrelas... Gostava tanto dela!!!! Voce me deu vontade de reassistir "The graduate". Vou faze-lo. Um abracao daqui de Viena
    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Um fato curioso: esse é o filme favorito do brilhante jerry Seinfeld. Eu também adoro toda a paixão contida nele, a perda da inocência, descoberta sexual do jovem. E que final arrebatador, não?! Me deixou boquiaberto!

    ResponderExcluir