terça-feira, 10 de abril de 2012

O Turista Acidental [1988]


(de Lawrence Kasdan. The Accidental Tourist, EUA, 1988) Com William Hurt, Kathleen Turner, Geena Davis, Amy Wright, Ed Begley Jr., Bill Pullman. Cotação: **** 

Este é um filme bem típico dos dramas de finais dos anos 80, que hoje, possui uma aura nostálgica e triste. Sim, o filme, apesar de muitos o considerarem uma “dramédia”, eu o vejo como um drama genuíno, e dos pesados. Ora, o filme já retrata, de imediato o drama de um casal que perdeu o único filho em um trágico episódio envolvendo um assalto. Depois disso, há um divórcio disfarçado em mútuo abandono e a tentativa de se reencontrar num mundo que pouco faz sentido. De maneira mais reducionista possível, é isso o que ocorre com o nosso protagonista, interpretado de maneira simples e humana por William Hurt. 

Após a perda do filho, Macon Leary (William Hurt) não poderia esperar o pedido de divórcio feito pela esposa, Sarah (Kathleen Turner). Ele é um homem de poucas palavras e ausente por conta de seu trabalho, que consiste em viajar mundo afora para escrever resenhas. É autor de “O Turista Acidental”, um guia de grande sucesso entre os executivos, que os ensina a organizar detalhadamente uma viagem sem ter que abrir mão da sensação de estar em casa (o logo da capa é uma poltrona alada), com dicas de como arrumar a mala e o que comer durante os vôos. Após a separação, ele vai morar na casa de seus irmãos metódicos, e sem ter onde deixar o seu cachorro de estimação (um lindo cão da raça Cardigan Welsh Corgi) para conseguir viajar, recorre a um hotel de animais, cuja dona é a excêntrica Muriel Pritchett (Geena Davis), moradora do subúrbio e mãe solteira. Logo, Macon acaba mantendo uma relação cada vez mais próxima com Muriel. 

É interessante notar a construção de personagem em cima de Macon. Ele é um intelectual de poucas palavras, quase incapaz de demonstrar algum tipo de reação. Logo no primeiro ato de “O Turista Acidental” já o conhecemos dessa maneira, mas ao longo da história, pudemos ver que ele pode não ter sido sempre assim. A morte prematura do filho pode ter sido determinante, ou pelo menos, ter acentuado sua insatisfação constante com a vida. E não é a toa que sua esposa resolve seguir uma vida longe dele, justificando que, no momento em que ela mais precisou, foi obrigada a se deparar com um homem frio e distante. E essa personalidade chocou-se de frente com Muriel, exatamente o avesso do casal. Mesmo estando com grandes infortúnios (é mãe solteira de um menino cheio de problemas de saúde), ela não se redime a uma vida de “oh, céus, oh vida, oh azar”. Ou seja, os paralelos de personalidades é que dão rumo à história. 

“O Turista Acidental”, baseado no livro homônimo de Anne Tyler, é dirigido Lawrence Kasdan, mais conhecido por escrever roteiros de filmes como "Grand Canyon - Ansiedade de uma Geração" (1991) e o – vejam só - "O Guarda-Costas" (1992). O longa também é conhecido por ter dado o primeiro e único Oscar de Geena Davis como atriz coadjuvante. Esta, aliás, conseguiu a proeza de ter um período de bons trabalhos (voltou a ser indicada como melhor atriz por “Thelma & Louise” três anos mais tarde), para depois ser rebaixada numa série de trabalhos ruins e vexatórios pra sua carreira. O que é uma pena, pois a moça tinha um perfil interessante pra indústria, com sua estatura alta, rosto marcante e um talento peculiar. Por isso, “O Turista Acidental” acaba sendo a apresentação de um trabalho notável de Geena, que como puderam perceber, acabou sendo pontual. 

Por ser equilibrado demais, “O Turista Acidental” não tem grandes admiradores. O que posso dizer é que o filme é bem intencionado, e vai agradar, principalmente, aos fãs de bons dramas conflitantes.

6 comentários:

  1. Eu amo os personagens desse filme. Todos com alguma excentricidade, mas que em algum nível é de fácil identificação com qualquer um. O texto é excelente, as atuações, o ritmo do filme. Uma joia de trabalho. Uma pena que Geena Davis tenha perdido espaço na indústria do Cinema, mas isso também pode ser dito sobre qualquer outro ator de O TURISTA ACIDENTAL. Todos talentosos, mas que não tiveram espaço depois do início da década de 90.

    ResponderExcluir
  2. Cara, taí um filme que sempre deixei para depois. Dia desses quase comprei ele nas americanas. Geena Davis era uma atriz que prometia mesmo, mas fez escolhas erradas. Lembro de um filme fraquinho dela com a Madonna. Otima abordagem.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  3. É um filme interessante justamente por levar em conta a percepção do público em relação ao seu "real" gênero. Não é um dos meus favoritos, mas também não considero ruim justamente pelo seu aspecto equilibrado. Bom texto!

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem, pode me informar aonde raios você encontrou esse filme, rs?

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei. O que aconteceu com Kasdan? Era tão cheio de possibilidades.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  6. Ola Adécio,passei para desejar um bom fim de semana e ver as novidades.O Turista Acidental foi um filme que quando vi,gostei,mas não muito.Agora lendo tua matéria,sinto que devo vê-lo outra vez.Realmente todos atores são muito bons ,mas andam meio despercebidos no momento atual.Abs.

    ResponderExcluir